Sejam Bem vindos

Aqui vocês vão encontrar conteúdos complementares aos que foram visto em sala de aula, dicas para fazer seus trabalhos e podem ainda tirar suas dúvidas.

Espero que isso ajude a todos vocês!


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Calistenia



CALISTENIA é uma palavra que tem origem grega e significa kallós - belo, sthenos - força + o sufixo ia. Significa cheio de vigor, força, buscar pela exercitação a harmonia do corpo.

Existem fortes evidencias que a CALISTENIA é oriunda do século XVIII, e pode ser localizada e reconhecida como uma forma de encarar os exercicios físicos, sistematiza-los e exercita-los de forma a atingir todos os segmentos corporais - cabeça, tronco, mebros - implicando em exercitações lineares, anguladas, com ou sem acompanhamento ritmico. Além das formas analiticas a caletenia apresentou-se em series de exercitações , ou grupos de exercitações . É um sistema que sofre forte influencia das contribuições da área médica. Destaca-se ai o Médico Dio Lewis que propôs um sistema de ginástica para melhorar a condição física dos americanos. Evidente também no século XIX no denominado Movimento do Centro (com a forte contribuição de Ling) e com contribuições também do Movimento do Norte(destacando-se as contribuições de Bukh e Thulin).

Era um sistema de exercitação que valorizava as técnicas de construção e exercitação das atividades, ritmadas, que abrangiam todas as partes do corpo humano e, cujas exercitações eram bem lineares. Era obedecida a curva do esforço fisiologico e os exercicios eram progressivos - Grupo I dos braços e pernas, para, Grupo II a região postero-superior, tronco, Grupo III região posterior-inferior do tronco, Grupo IV região lateral do tronoco, Grupo V equilibrio, Grupo VI Região abdominal, Grupo VII Exercicios de sufocação como saltitos, trote curto, passos de dança, Grupo VIII Ombro e espadua (Relaxaento). As sessões iniciam e culminam com MARCHA. A presença definida da calestenia como a conhecemos atualmente pode ser identificada nos ESTADOS UNIDOS. As escolas eram fundadas , como por exemplo, em 1828 o HARTFORD FEMALE SEMINARY em CONNECTTICUT com uma forte infuencia da concepção de seus fundadores. Nesta escola sua fundadora Miss Catherine E. Beecher assegurou que a "Calestenia" fosse considerada uma "matéria de ensino". Em seu livro "Psicologia e Calestenia" ela defende estas materiais na escola. Quem foi responsável principalmente pela introdução da calistenia na America Latina foram as Associações Cristãs de Moços e os Colégios Americanos. Ela sempre esteve associada a uma concepção de homem saudável, forte psicologica, mental, intelectual e moralmente. Eram exercitações que incidiam fortemente no sistema respiratório vez que eram progressões que exigiam muito do sistema cardio-vascular-respiratório.


Este sistema utilizado nas escolas brasileiras, nos ultimos anos, causava muita desmotivação principalemnte nas crianças e jovens que não gostavam de "DAR 10 VOLTAS NA QUADRA". É da incompreensão do sistema calistenico que vem muita orientação pedagogica equivocada nas aulas de educação física que desmotivam as pessoas. FALTA DE RIGOROSIDADE NOS ESTUDOS.

Dados sobre a calistenia podem ser localizados nos livros de LANGLADE & LANGLADE. Teoria geral da Ginastica. Buenos Aires.Stadium, ou na obra de Inezil Penna Marinho. Outra fonte são os anais dos Congressos Panamericanos . O primeiro foi no Rio de Janeiro em 1943.
esta forma de exercitação também tem nexos com a organização do trabalho no final do século XIX e inicio do século XX a saber o modelo Taylorista de organização da produção que exigia trabalhadores enquadrados neste modelo e neste sentido a ginástica calistenica trouxe muita contribuição com sua perspectiva de exercitação de partes.



Agora respondam:

Clique aqui para responder o questionário
 

1. O que é a CALISTENIA?
2. O que valorizava o sistema da exercitação Calistênica?
4. Como iniciava e culminava (terminava) as sessões de Calistenia?
5. A exercitação da Calistenia incidiam fortemente em que sistema do corpo humano? Porquê?
6. A Calistenia causou o que nos últimos anos nas escolas brasileiras?
7. O que significa a palavra CALISTENIA?

6 comentários:

  1. Professora Margi, gostaria de saber sobre RCQ, o que significa e quais os valores saudáveis?
    Obrigada pela atenção desde já. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão em relação as fotos, vc deveria colocar as fotos com nossas meninas do pratique!!!Tem que mostrar o que fazemos...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. vou colocar mesmo as fotos delas aqui e dizer pra elas visitarem o blog!

    ResponderExcluir
  4. Quanto a RCQ, significa relação cintura quadril e os valores depende da idade e do gênero. Por exemplo, o indivíduo adulto/mulher RCQ saudável < 0,80. acesse o endereço a seguir para mais informações: http://www.cdof.com.br/protocolos2.htm

    ResponderExcluir
  5. obrigada Professora Margi.O seu blog me ajudou muito em um trabalho de Educação Física.
    Parabéns pelo blog.E Obrigada =)

    ResponderExcluir
  6. Olá professora Margi,

    Eu sou formando em licenciatura em Educação Física e também sou professor; estou visitando o seu blog e achei bastante interessante. Penso em criar um também para auxiliar os mesus alunos.

    Abraços,
    Genival

    ResponderExcluir