Sejam Bem vindos

Aqui vocês vão encontrar conteúdos complementares aos que foram visto em sala de aula, dicas para fazer seus trabalhos e podem ainda tirar suas dúvidas.

Espero que isso ajude a todos vocês!


segunda-feira, 7 de abril de 2014


Os Movimentos

                Os seres humanos, como também todos os outros animais, estão sempre em movimento, andando, correndo, saltando, levantando ou empurrando, puxando ou agarrando, equilibrando-se.  Esses movimentos são necessários ao desenvolvimento da pessoa e só cessam com a sua morte.

                Desde pequenos nós aprendemos esses movimentos, à custa de muito treino, esforço e tentativas.

                São os exercícios, as repetidas tentativas, o treino que vão permitir a um bebê, por exemplo, realizar movimentos crescentemente complexos de mãos, braços, pernas, corpo e cabeça. É por meio do exercício de movimentos mais simples que ele vai se capacitando a realizar outros mais elaborados como sentar, engatinhar, e, depois, andar, e assim por diante.

                O movimento é, pois, condição indispensável ao desenvolvimento do indivíduo.  Através dele, o ser humano se relaciona consigo, com o outro com a realidade.

                Da mesma forma que andamos com maior perfeição que uma criança pequena, um corredor corre com maior perfeição que nós.  Isso acontece porque, além de suas qualidades inatas, o corredor educou melhor os seus movimentos.

 

Como são realizados os Movimentos

 

                Você já se perguntou como realizamos movimentos? Na brincadeira de cabra-cega, por exemplo, quando está com os olhos vendados, a criança utiliza principalmente os sentidos do tato e da audição.

                Através dos sentidos é que nos orientamos para realizar movimentos.  Correr e pendurar-se, por sua vez, exigem principalmente os músculos das pernas e dos braços.  Através dos músculos é que executamos o movimento.

                O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários.  Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.

Clique aqui para responder o questinário